Artigos e Eventos
e-mail
e-mail
whatsapp
Cursos Palestras

Artigos & Eventos

A importância das cores no jardim

A distribuição das plantas de acordo com sua cor resulta num belo jardim.

Quando se pensa em jogar com cores, deve-se lembrar que a beleza do conjunto depende não da cor em si, mas de sua combinação com as demais cores utilizadas. Por exemplo: imagine-se um vaso de flores brancas que tenha como pano de fundo uma parede igualmente branca. Não há realce, não é mesmo? Mas se este mesmo arranjo for colocado contra uma parede escura... saltará aos olhos! O mesmo ocorre no jardim.

Como já disse o mestre Burle Marx, “não existem plantas feias, existem plantas mal agrupadas”.

As cores mudam a atmosfera de um jardim. Assim, as tonalidades fortes de amarelo, vermelho e laranja, por exemplo, criam um
clima excitante por serem cores vivas e quentes.

Verde, azul e violeta são cores frias e calmas e apresentam-se como idéias para proporcionar sensação de frescor, amplitude e tranqüilidade.

Por último, vale lembrar que, ao planejar as cores do jardim, é preciso levar em conta que cada planta tem seu próprio período de floração. De nada adiantará planejar cuidadosamente a combinação das cores se as plantas em combinação florescerem em épocas diferentes. Ao se buscar, por exemplo, uma combinação de rosa forte e amarelo, será perfeito utilizar hibiscos e giestas, já que ambos florescem em meses quentes. O mesmo não acontece ao se utilizarem giestas e azaléias, pois elas florescem em épocas diferentes.

Mãos à obra e sucesso!!

Lisete Samersla de Oliveira